terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Modo subjuntivo

Como você já sabe, o modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, uma possibilidade, expressar uma ideia de dúvida, exprimir uma ação irreal ou hipotética.
O modo subjuntivo apresenta os seguintes tempos verbais:

PRESENTE
Trata-se de uma possibilidade, um fato incerto no presente. Aparece, normalmente, acompanhado de expressões como: TOMARA QUE, ESPERO QUE, DESEJO QUE, TALVEZ, É NECESSÁRIO QUE, QUERO QUE, entre outras.

Quero que você coma um pedaço do bolo que eu fiz.
Espero que tenhamos um final de semana animado.
Talvez eles partam mais cedo para casa.

PRETÉRITO IMPERFEITO
Trata-se de um fato hipotético no passado, uma possibilidade de algo ter acontecido. Vem acompanhado, na maioria das vezes, pela palavra SE (que indica possibilidade).

Se eu ganhasse um celular novo, pularia de alegria.
Eu iria ao cinema, se você me convidasse.
Se nós bebêssemos refrigerante todos os dias, estaríamos obesos.

FUTURO
Trata-se da possibilidade de um fato acontecer no futuro. Aparece acompanhados das palavras QUANDO ou SE.

Quando todos se amarem, teremos um mundo melhor.
Se eu estudar bastante para a prova, tirarei uma boa nota.
Quando você falar a verdade, ficará com a consciência tranquila.

Conjugação dos verbos regulares no subjuntivo



Presente
ESTUDAR
ENTENDER
PARTIR
1ª P.S. QUE  EU
ESTUDE
ENTENDA
PARTA
2ª P.S. QUE  TU
ESTUDES
ENTENDAS
PARTAS
3ª P.S.  QUE ELE
ESTUDE
ENTENDA
PARTA
1ª P.P. QUE  NÓS
ESTUDEMOS
ENTENDAMOS
PARTAMOS
2ª P.P. QUE  VÓS
ESTUDEIS
ENTENDAIS
PARTAIS
3ª P.P. QUE  ELES
ESTUDEM
ENTENDAM
PARTAM


Pretérito Imperfeito
ESTUDAR
 ENTENDER
 PARTIR
1ª P.S. SE EU
ESTUDASSE 
 ENTENDESSE
 PARTISSE
2ª P.S. SE  TU
ESTUDASSES
 ENTENDESSES
 PARTISSES
3ª P.S. SE  ELE
ESTUDASSE
 ENTENDESSE 
PARTISSE
1ª P.P. SE NÓS
ESTUDÁSSEMOS 
 ENTENDÊSSEMOS
 PARTÍSSEMOS
2ª P.P.  SE VÓS
ESTUDÁSSEIS
 ENTENDÊSSEIS
 PARTÍSSEIS
3ª P.P.  SE  ELES
ESTUDASSEM
 ENTENDESSEM 
 PARTISSEM




Futuro
ESTUDAR 
 ENTENDER
 PARTIR
1ª P.S.  QUANDO  EU
ESTUDAR
 ENTENDER
 PARTIR
2ª P.S. QUANDO  TU
ESTUDARES
 ENTENDERES
 PARTIRES
3ª P.S. QUANDO ELE
ESTUDAR
 ENTENDER
 PARTIR
1ª P.P. QUANDO NÓS
ESTUDARMOS
 ENTENDERMOS
  PARTIRMOS
2ª P.P. QUANDO VÓS
ESTUDARDES
 ENTENDERDES
 PARTIRDES
3ª P.P. QUANDO ELES
 ESTUDAREM
 ENTENDEREM
 PARTIREM
























Nenhum comentário:

Postar um comentário